segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cássio

Em visita ao bairro 16 de Junho no município do Lobito (Benguela – Angola) deparei-me com um rapazinho, Cássio seu nome, se bem o entendi. Mais claro fora seus olhos voltados para mim por ter nas mãos uma máquina fotográfica. Não se fez de rogado, pediu pra ver a máquina, ser o modelo de algumas fotos. Seu pai veio de supetão e antes mesmo de nos cumprimentarmos disse-me cordialmente: “O Cássio é apaixonado por fotografias…”.

As adversidades enfrentadas por ele no dia-a-dia não são bem percebidas pela pouca idade que tem. Teve sua casa destruída para dar espaço a construção do Banco Nacional de Angola, e sem apoio governamental passou mais da metade de sua vida morando sob uma tenda.

Enquanto seus pais lutam por uma vida mais digna e um futuro melhor para ele, Cássio distrai-se entre tendas, moradores e alguns visitantes. As dificuldades dão espaço a um sonho de criança: ser fotógrafo ou modelo. Talvez suas aspirações mudem com o passar dos anos, o que não pode mudar é seu direito em crescer sob uma casa, com mínimas condições de segurança e saúde.

Muitos são os “Cássios” espalhados por Angola e por todo o mundo. Políticas habitacionais que não os excluam são o primeiro passo para garantir que a fotografia não seja apenas um sonho inócuo.

+ Duas das fotos que tirei no dia 29 de Julho de 2010 das tendas que servem de moradia para cerca de 250 pessoas no bairro 16 de Junho.

Um comentário:

Unknown disse...

Cadê a foto do Cássio?