sexta-feira, 18 de maio de 2007

Educação e Reflexão

Para que todos possam entender a sociedade em que vivemos, se torna imprescindível o amadurecimento e a consolidação do regime democrático. É papel do Estado, mesmo que tenha apoio de igrejas, ONGs, associações, empresas e mídia, permitir que todos cidadãos tenham condições de entender um pouco de política, economia, história e filosofia, fazendo-os refletir, transpondo ao seu cotidiano leituras de Spinoza, Platão, Hannah Arendt entre outros.

A educação é o pilar fundamental. Através dela têm-se indivíduos mais conscientes e questionadores. Dignidade é retribuída com solidariedade. Cidadania é refletida em justiça e paz.

Cinema e Literatura

Literatos e Cineastas podem ser considerados atores sociais transformadores, quando deixam de lado modismos, clichês, conservadorismo e a reprodução do famoso e histórico “pão e circo”.

Pode-se dizer que Nelson Rodrigues revolucionou no Brasil, a forma de se enxergar as mazelas e hipocrisias sociais. Com ele, reflete-se sobre: o sentido do pecado; discriminação; e o julgamento dos outros, sejam desconhecidos, vizinhos ou parentes. No cinema pode-se falar do espanhol Pedro Almodóvar. Suas influências são tão fortes que mesmo antes de se sua morte se tornou um gênero de filmes. Para chegar até aí, Almodóvar questionou não apenas a forma de fazer cinema, mas também os impactos que os filmes geram na sociedade. Assistir seus filmes é pensar sobre o homem, suas atitudes, contradições e sonhos.

Indicações

Não poderia deixar de destacar nesta matéria dois dos melhores livros e filmes que já li e assisti. “Ensaio sobre a Cegueira” do português José Saramago; “Cem Anos de Solidão” do colombiano Gabriel García Márquez; e os filmes “Dogville” e “Dançando no Escuro” do dinamarquês Lars von Trier, têm em comum a reflexão sobre nossa sociedade, nos fazendo pensar que são necessárias mudanças em todos setores e esferas sociais.

Nenhum comentário: