quinta-feira, 24 de maio de 2007

Enquete – Maior atrocidade da história

Muitos fatos e acontecimentos podem ser lembrados quando se fala sobre as atrocidades cometidas pelo homem ao próprio homem. O antropocentrismo, o egoísmo, a idéia de superioridade de raças, a intolerância e o radicalismo estão presentes na história da humanidade. Serão expostos aqui quatro das grandes perversidades humanas.

O primeiro durou décadas e mais décadas. O colonialismo do solo latino-americano, por parte principalmente de espanhóis e portugueses, apoiados pela Igreja, almejava o ouro, a prata, dentre outros metais preciosos. Para isso dizimou a população indígena considerada inferior. Calcula-se que em um século e meio a população indígena fora reduzida de cerca de 90 milhões para 3,5 milhões.

Segundo: Os africanos também são vítimas da ganância dos hoje chamados países desenvolvidos. Num primeiro momento com a escravidão em terras distantes. Calcula-se que até o século XIX só ao Brasil foram enviados cerca de 6 milhões de africanos. Depois veio o neocolonialismo até o século passado. A África foi dividida em países, sem a preocupação das raças, clãs, povos que estavam estabelecidos. Isso fez com que mais tarde e até hoje o continente fique mergulhado em guerras civis.

Terceiro: O Holocausto é um dos crimes mais lembrados e comentados. Hitler com a pretensão de fazer parte de uma raça superior, a Ariana, se viu destinado a eliminar as chamadas “raças inferiores”, principalmente os judeus. Aproximadamente foram assassinadas 12 milhões de pessoas.

Quarto: Mesmo com a Segunda Grande Guerra Mundial já vencida, os Estados Unidos resolveram mostrar ao mundo o que podia seu arsenal bélico, lançando sobre Hiroshima e Nagasaki duas bombas atômicas. Mais de 200 mil mortos, e hoje mais de 60 anos depois, filhos e netos dos sobreviventes sofrem os efeitos da radioatividade.

Na sua opinião qual dessas foi a maior atrocidade cometida pelo homem?

Genocídio dos povos indígenas

Escravidão e neocolonialismo na África

Holocausto

Bombas nucleares da Segunda Guerra
















Nenhum comentário: