segunda-feira, 2 de abril de 2007

Intolerância Religiosa

Quando os brasileiros estão vendo, nos meios de comunicação, notícias sobre os conflitos no Oriente Médio, as guerras civis africanas, os atentados do IRA ou das jihad, ficam horrorizados pensando estar séculos a frente em “civilidade” e respeito a igualdade, do que essas nações e locais espalhados por todo o mundo.

Mas para alguns, falta apenas ter mais dinheiro, influência e poder nas mãos para se tornarem tão radicais e intolerantes quanto os grupos mencionados acima. Exemplo disso foi a repercussão do Calendário “Memória Afro-Capixaba” criado pela Prefeitura Municipal de Vitória.

O Calendário que destaca acontecimentos relativos à cultura negra, incluindo aspectos religiosos, gerou fúria entre pastores de Igrejas Evangélicas e padres da Igreja Católica. Um pastor disse em reportagem a um jornal capixaba de grande circulação que a divulgação de uma religião por parte da Prefeitura é inconstitucional. Enquanto um padre na mesma matéria diz que os santos católicos não podem ser “comparados” aos orixás.

A Federação Espírito-Santense dos Cultos e Entidades Afro-Brasileira lamentou o acontecido, e a Prefeitura de Vitória lembrou que patrocina eventos gospel e shows de bandas católicas.

Um comentário:

Egnaldo Lopes disse...

É realmente impressionante a hipocrisia dos brasileiros.
Aqui em Goiânia houve, a pouco tempo, uma demonstração de intolerância e irracionalidade: Uma exposição, que percorre várias cidades brasileiras, esteve aqui e expôs imagens de orixás sobre as águas do 'córrego vaca brava', famoso na capital goiana. O resultado: evangelicos se uniram para manifestarem, com auto-falante e tudo, contra a exposição. A linguagem utilizada no ato, eu não tenho coragem de reproduzir...