segunda-feira, 16 de abril de 2007

A morte

Talvez a morte seja um dos maiores, e por que não, o maior enigma que o homem busca desvendar ao longo de sua história.

Algumas pessoas crêem que existe uma “vida após a morte”, diversos planos espirituais que abrigariam todos nós depois de nosso desligamento do mundo material; outros acreditam que exista o Céu e o Inferno, bons para um lado e maus para o outro, lembrando ainda que para alguns podemos pedir perdão no momento de nossa “passagem” para usufruirmos do chamado Paraíso. Há aqueles que pensam que simplesmente tudo termina, o homem seria só matéria, apenas mais um ser vivo que nasce, cresce, se reproduz e morre. Existem ainda outras crenças com outros destinos para a pós-vida dos homens.

O que se mostra claro é que todos morrerão. Dificilmente encontraremos pessoas que acreditem na eternidade humana com nossa atual veste carnal.

As religiões vêm disputando ao longo da história, nas últimas décadas, por exemplo, proliferaram-se crenças, rituais e religiões, o saber de quem está correto.

Jamais poderá se confirmar cientificamente o destino do homem. Mas este é guiado principalmente por suas emoções e intuições, e estará sempre na busca por melhores respostas.

A verdade é que o “medo da morte” ou a esperança de uma nova vida tem um impacto social muito grande. A crença, a adoração, a submissão acabam por conter muitas pessoas, que deixam a criminalidade dedicando mais tempo e respeito ao outro.

Não existem religiões certas ou erradas, existe apenas uma Força Maior (Deus) que olhará por todos independente de crença, raça, ideologia, opção sexual e nacionalidade. Ser católico não o livrará de seu racismo, ser protestante não o absolverá por sua intolerância, ser espírita não o perdoará por sua prepotência, ser ateu não o desculpará por sua falta de respeito e caridade.

INDICAÇÃO: As Intermitências da Morte, de José Saramago: Vale à pena conferir as conseqüências sociais e morais geradas em um país onde não se morre mais. O fato, de que a partir de um dia não haja mais mortes, gera euforia, reflexão, desespero, angústia, felicidade, quebra de valores e mudanças de comportamento.

Um comentário:

Joselma disse...

Adorei essa matéria!
Á cada dia sua escrita está melhor!
As sugestões dos filmes e livros estão excelentes.
A escolha dos temas é irrepreensível!
Parabéns !
Joselma