segunda-feira, 30 de abril de 2007

Liberdade de Expressão???

Dentre tantas atrocidades da política externa vigente dos Estados Unidos, está a restrição a liberdade de expressão e informação, estabelecida por meios nem sempre perceptíveis àqueles que não se debruçam sobre uma análise um pouco mais minuciosa sobre este país e sua relação com outras nações, principalmente as situadas no Oriente Médio, África ou América Latina.

Dia 20 de abril ocorreu uma Conferência Médica na Universidade de Washington. Porém um de seus palestrantes convidados, o epidemiologista Dr Riyadh Lafta que leciona na Faculdade de Medicina da Universidade Al-Mustansiriya de Bagdá, não pôde comparecer.

Lafta não apenas não conseguiu seu visto para os EUA, como após receber convite em realizar sua palestra na Universidade Simon Fraser na Colúmbia Britânica no Canadá, que seria transmitida ao vivo por vídeo para a Conferência em Washington, teve seu visto de trânsito de quatro horas negado pelo governo inglês, já que o vôo faria conexão na Inglaterra, entre o Oriente Médio e o Canadá.

O que gera tanta ira no governo de Bush e seus aliados é o estudo detalhado de Lafta que mostra que o número de civis mortos na guerra do Iraque é muito maior do que é reconhecido pelo governo americano. Segundo o epidemiologista já são mais de 650 mil vítimas civis iraquianas. Lafta ainda estuda os níveis elevados de câncer, principalmente em crianças, no sul do Iraque.

Nenhum comentário: