sexta-feira, 9 de março de 2007

Dia da Mulher?

Oito de março. Nos locais de trabalho, nas casas, escolas, ruas, percebe-se certo alvoroço. Setores econômicos como das flores e chocolates agradecem. Tapinhas nas costas, abraços e beijos.

Mas o que realmente significa a mulher ter um dia. Por que é reproduzido por todos, sem ao menos pensarmos um pouco melhor, as comemorações e os cumprimentos às mulheres?

Em 1910 em uma Conferência Internacional de Mulheres resolveu-se instituir esse dia como o Dia Internacional da Mulher, em homenagem as mulheres estadunidenses que em 1857 reivindicavam melhores condições de trabalho no setor têxtil de Nova York.

Mas por que então não pensar em um ano para acabarmos com o Dia da Mulher, afinal já se passa quase um século. Não cabe espaço na igualdade e na democracia esse dia. Se precisarmos sempre de um dia para pensar sobre as diferenças de oportunidades entre homens e mulheres, incluindo acesso à educação, ao mercado de trabalho, salários compatíveis, respeito às diferenças de gênero, respeito à maternidade, é porque não delimitamos um tempo para que as mudanças efetivamente aconteçam.

Não deixemos esse dia se tornar apenas mais uma data boa para alguns comerciantes e industriais, como a Páscoa, o Natal, o Dia das Mães, dos Pais entre outros. Não demos flores às mulheres se não denunciamos o vizinho que espanca a companheira; não compremos os chocolates se em nossa empresa valorizamos mais o trabalho do homem e damos a eles, mesmo com mesmas responsabilidades e instrução, melhores salários; não demos parabéns, se como a autora de “O Livreiro de Cabul” Asne Seierstad, temos uma visão preconceituosa e deturpada da mulher oriental não sabendo fazer críticas e denúncias, já que não entende ou reflete sobre o contexto social e cultural em que estão inseridas; e por fim, chega de beijinhos e abraços se não lutamos para que as gestantes tenham mais informação e cuidados tendo assim mais qualidade de vida.

2 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente ainda precisamos de uma data para repensar em quais condições se encontram as mulheres naquele momento para então tomarmos medidas corretivas no sentido da igualdade perante os homens na atual sociedade machista em que vivemos.

Anônimo disse...

Oi, sou o criador da comunidade cultura erudita.
Comentando: acho, como vc, q a igualdade e respeito deve se extender p todos os dias. Mas uma data como essa eh importante p reforçar esse sentimento, ou cria-lo naqueles q nao o tem.
Sempree passo aki em seu blog, ele estah a cada dia mais legal!