sexta-feira, 2 de março de 2007

Igualdade

Há certa dificuldade em entender algumas circunstâncias da vida. De alguma forma busca-se compreender as dificuldades impostas pela sociedade no reconhecimento do outro como igual. O caminho à alteridade é lento, as chamadas “minorias”, sejam étnicas, culturais, sociais, sexuais entre outras, encontram dificuldades dentro de grupos que as marginalizam.

O homem ao longo de sua história lutou por ideais como a liberdade e a tão sonhada igualdade. Talvez a busca por essa identidade tenha reforçado a aversão humana em perceber que o diferente é rico, é belo.

A convivência harmoniosa é vital para o progresso do ser humano, e a tolerância é o primeiro sinal de um real desenvolvimento social.


Promessas de um Novo Mundo

O Oriente Médio é uma das regiões mais instáveis do planeta. O Conflito árabe-israelense remonta há séculos. Os interesses políticos, econômicos e religiosos acabam sobrepujando o bem-estar da população e o bom-senso. De um lado extremistas que se transformam em homens e mulheres bomba; do outro, um dos maiores aparatos militares do universo, contando com o apoio da maior potência econômica mundial: os Estados Unidos.

Sem “lado” fica a população: cansada e maltratada, servindo ainda de massa multiplicadora do radicalismo. É alimentado nas crianças desde muito cedo: o ódio e a vingança. Entretanto, o início da mudança pode vir daí, de dentro pra fora, através do acesso à educação e à informação, podendo-se ter gerações mais tolerantes e mais capazes de questionar a reprodução deste sistema.

Um bom exemplo é o documentário “Promessas de um Novo Mundo” (Promises), 2001. De Justine Arlin, Carlos Bolado e B Z Golberg. Uma demonstração de que as mudanças são possíveis, mas é necessário um real comprometimento de instituições e lideranças locais e internacionais.


3 comentários:

Anônimo disse...

Poxa!
Vc está de Parabéns!
[Que amigo inteligente!!] rsrs!

Hein... Muito legal seus textos.
Uma reflexão rica e inteligente do mundo!

Sempre que eu puder... estarei aki!
Abraço!

Joselma disse...

Allan,
Adorei o seu texto! O seu blog está lindo!Temas relevantes e texto fluente.
Grande beijo
Joselma

Unknown disse...

Állan!!! estou muito orgulhosa de vc. Sua iniciativa merece os parabéns de todos os seus amigos.
Já vi o documentário sobre as crianças israelenses e palestinas e fiquei muito impressionada. Realmente vale a pena ver! mil bjs