segunda-feira, 26 de março de 2007

O Estado e o Direito

Ao longo da história do Homem, percebe-se que independente da época vivida e do grau de “civilidade”, a sociedade ou a coletividade possui algum tipo de governo ou liderança. De acordo com o momento, alguns elementos se tornam mais determinantes e importantes que outros. A força, o desenvolvimento tecnológico, o aparato militar, o poder das instituições religiosas ente outros, acabam por definir em que mãos fica o poder. E este poder se tornou mais fácil para ser mantido com a Divisão Social do Trabalho, onde algumas atividades estão subordinadas a outras. Percebe-se que muitas vezes a cultura e a religião são usadas para reafirmar a dominação de determinados grupos.

O Estado encontra condições de existir a partir do momento que se estabelece diferenças entre governantes e governados, e essas diferenças são institucionalizadas.

Na História Contemporânea nota-se que a Divisão Social do Trabalho separa os homens em proprietários dos meios de produção e os não proprietários. Os primeiros têm poder sobre os outros, explorando-os economicamente e dominando-os politicamente.

O Estado se torna um instrumento para a dominação política da classe dominante. Por meio dele tem-se a forma de coerção e de repressão social, dando a esta classe poder sobre toda sociedade.

E tudo isso só é conseguido através do Direito, já que se estabelecem leis que regulamentam as relações sociais em detrimento dos dominados. O “Estado de direito” então, faz com que a dominação, por ser legal, “não” seja violenta, sendo “aceita” por todos.

3 comentários:

Joselma disse...

Allan,
Nunca é demais discutir as relações de poder, que muitas vezes se sobrepoem aos direitos do ser humano, cujo princípio está embasado no direito de todos à justiça, à liberdade e igualdade de oportunidades, respeitando-se as diferenças. Comentários excelentes! Bjos Joselma

Anônimo disse...

Appreciating the dedication you put into your site and detailed information you present.
It's nice to come across a blog every once in a while that isn't the same out
of date rehashed material. Fantastic read! I've bookmarked your site and I'm adding your RSS
feeds to my Google account.
Here is my weblog : free iphone

Anônimo disse...

What i don't realize is if truth be told how you're now not really a lot more neatly-liked than you may
be right now. You're so intelligent. You already know thus significantly in relation to this topic, made me for my part believe it from numerous numerous angles. Its like men and women don't seem to be involved
unless it is one thing to accomplish with Girl gaga!

Your individual stuffs nice. At all times deal with it up!
my website > university of alabama school of medicine smep